NOTA DE ESCLARECIMENTO
Conselheiro Lafaiete, 12 de abril de 2023 – Em virtude das recentes matérias veiculadas na imprensa local, com especulações sobre as eleições municipais de 2024, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Conselheiro Lafaiete vem esclarecer que:
1) segue trabalhando por uma candidatura própria à prefeitura municipal, uma candidatura trabalhista, popular, participativa, progressista e de esquerda, sintonizada com o governo Lula. Entendemos que a direita lafaietense, que governou Lafaiete por praticamente toda sua história, é responsável pela sistemática destruição e abandono da cidade. Lafaiete lembra há muito um cenário de guerra, com ruas que parecem dinamitadas, praças esquecidas, falta de opções de lazer, falência na Saúde, na Educação, na Assistência Social, no transporte público, enfim, um caos total. Já governamos a cidade e sabemos como fazer. Com Lula na Presidência, o diálogo fica muito mais fácil, pois temos os mesmos projetos (da inclusão, do desenvolvimento e da justiça social).
2) não há nenhum nome definido até o momento para a disputa da prefeitura, mas o PT Lafaiete conta com excelentes quadros. Como exemplos podemos citar a ex-vereadora Zilda Helena, a candidata mais votada à deputada estadual em 2022; Álvaro Fernando, que já foi candidato e está terminando o segundo mandato na Presidência do PT Lafaiete; Manoel Vespúcio, conhecida liderança popular e muito engajado em várias causas sociais e populares; o nosso vereador Pedrinho, em seu quinto mandato, muito querido e sempre próximo à população, de longe a mais atuante voz de oposição aos desmandos do atual prefeito na Câmara de Vereadores. Outros nomes podem surgir, lembrando que no PT Lafaiete a escolha é democrática e os candidatos são escolhidos pelo voto dos filiados e filiadas, em um Encontro Municipal.
3) reafirmamos nossa oposição à atual gestão municipal, cujo titular, Mário Marcus, é um prefeito direitista, responsável direto por uma administração caótica, sem qualquer transparência e participação popular. Exemplos não faltam, passando pelo caos na Saúde, pelo colapso no transporte público e pela falta de debate e participação popular, agora com problemas até na coleta de lixo. Como mau exemplo recente podemos citar o projeto de mudança da rodoviária, onde a prefeitura só ouviu empresários, numa pressa que levanta até suspeitas, não ouvindo a população e nem mesmo a Câmara Municipal que majoritariamente o apoia.
4) não medirá esforços para a composição de uma chapa forte para disputar a Câmara Municipal, com cidadãos e cidadãs conhecedores e aptos a combater os graves problemas que afligem o povo de Lafaiete. Paralelamente é preciso um trabalho de esclarecimento junto à população, acerca da importância de eleger vereadores e vereadoras de esquerda, comprometidos com um futuro governo popular, também de esquerda. Assim como faz na prefeitura, a direita lafaietense tem dominado a Câmara Municipal há décadas, um protegendo o outro, numa “dobradinha nefasta” que só gerou atraso e pobreza para nossa cidade. O povo de Lafaiete deve ser chamado para dar um basta e mudar esta situação.
5) é partido integrante da Federação “Brasil da Esperança” (PT, PC do B e PV), válida para todas as instâncias (federal, estadual e municipal). Nesse sentido, partiu do PT Lafaiete a iniciativa de estabelecer contato com as lideranças do PV na cidade, incluindo seus vereadores. O PC do B não tem representação, até o momento, em Lafaiete. Será marcada uma reunião onde buscaremos consensos dentro dos princípios que norteiam esta federação de esquerda, popular, progressista, democrática e antifascista.
O PT Lafaiete é o único partido da cidade com reuniões regulares semanais, abertas à população, todas as quartas, em sua sede. Nosso site é www.ptlafaiete.org.br. Convidamos a todos os cidadãos e cidadãs indignados com a situação de Lafaiete a participar da nossa construção de um projeto político democrático, popular, participativo, progressista e civilizatório, nos marcos históricos do PT e do novo governo Lula.
Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Conselheiro Lafaiete