Audiência Pública sobre Autismo
O PT Lafaiete marcou presença na Audiência Pública com o tema “Autismo: perspectivas e desafios do município de Conselheiro Lafaiete na inclusão e acessibilidade aos serviços públicos”, realizada ontem (27/06) na Câmara Municipal.
Conselheiro Lafaiete, 28 de junho de 2023 – Um grande público se fez presente, assim como associações de apoio ao autista, OAB, Defensoria Pública, Superintendência Estadual de Ensino, entidades privadas, entre outros. Do PT Lafaiete compareceram Alvaro Fernando, presidente do partido; Zilda Helena, pré-candidata à prefeitura; Pedro Américo, vereador do PT; e Rosilene Bandeira, titular do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Destaque para a presença do deputado estadual Cristiano Silveira, presidente do PT Minas Gerais. Já a AUSÊNCIA ilustre ficou por conta do prefeito Mário Marcus, o que não é novidade, pois o “social” nunca foi o ponto forte da direita lafaietense que destruiu a cidade.
Na audiência, iniciativa do vereador Pedro Américo, foram apresentadas as demandas no município para atendimentos multidisciplinares, médicos especialistas (como neuropediatras e psiquiatras) e necessidades urgentes de atenção às pessoas com deficiência. Hoje esta parte da população não tem sequer um espaço de lazer inclusivo.
Em sua fala, o deputado estadual Cristiano Silveira – que é autor do Projeto de Lei que propõe a criação de centros especializados para atendimento multidisciplinar de autistas em Minas Gerais – falou da importância de se trazer um Núcleo Especializado em Autismo para Lafaiete. O deputado destacou também o trabalho crucial da sociedade organizada (associações) e esclareceu que é responsabilidade da prefeitura responder a todas as demandas apresentadas.
A Associação de Mães Unidas pela Luta da Pessoa com Deficiência (AMUPD) denunciou o prefeito Mário Marcus, “que se diz parceiro da nossa associação, mas não age efetivamente em favor das pessoas com deficiência do nosso município”. E completou: “Nossa associação não vai cansar de fazer todas as cobranças que são tão necessárias. Aguardamos também que a Secretaria de Saúde do nosso município se posicione em relação à verba destinada à pessoa com deficiência desde 2022 e que ainda não foi aplicada”.
O vereador Pedro Américo (PT) ressaltou que esta é apenas a primeira ação conjunta e que “daremos sequência às discussões, para que as melhorias sejam efetivas e constantes”.
O PT Lafaiete está junto nesta luta!